We have much to say

Chaves “ON-OFF” e “ON-STANDBY”

By Postado em - artigo técnico on março 15th, 2016 0 Comments CHAVES001-940x5232

Estas duas chaves são utilizadas em combinação para ligar o amplificador valvulado.

Simplificando ao máximo, as válvulas necessitam, basicamente, de duas tensões para trabalhar: Uma baixa (filamento) e outra alta (placa)
A fonte gera ambas tensões quando você liga a chave “ON-OFF” na posição “ON”.
Contudo, a outra chave deverá estar na posição “STANDBY”, por enquanto.
“Standby” significa, neste caso, “estado de prontidão”… Isso porque esta chave é apenas o interruptor que fornece a ALTA tensão para as válvulas iniciarem seu trabalho.
A alta tensão, sem que a válvula esteja aquecida, é nociva. Sendo assim, o que a válvula necessita então, é esperar um pouco até que o filamento esquente o catodo, dentro da válvula, para então poder liberar a alta tensão para o funcionamento da válvula propriamente dito.
As opiniões sobre o quanto tempo se necessita pra esquentar a válvula variam muito. A maioria fala em 2 à 3 minutos, por falta de alguma especificação mais clara. O data-sheet das 6L6 informa que o tempo de aquecimento é de 11 segundos.
Por segurança, deixemos o tempo mínimo de 30 segundos… sendo que você gastará bem mais que isso só tirando a guitarra do bag e plugando os pedais que usa normalmente!

RESUMO PARA UTILIZAÇÃO DAS CHAVES:
– verificar se amp está com as chaves desligadas
– plugar cabo AC na tomada
– virar a chave ON-OFF para a posição “ON”
– aguardar alguns minutos (mínimo de 30 segundos em caso de pressa)
– virar a chave “ON-STANDBY” para a posição “ON” para tocar

Informações adicionais:
– quando você estiver em um show ou ensaio em que houver alguma parada ou intervalo, você então coloque de volta o amp em “STANDBY”.
Isso colabora para a durabilidade da válvula, pois o tempo de vida dela é contado conforme as horas de alta tensão que passa por ela. Estado de standby não consome vida útil da válvula.
– procure sempre, ao ligar seu amplificador, verificar se a chave está na posição “standby”. Caso contrário a alta tensão vai atingir a válvula ainda fria, e isso atenta contra a durabilidade da mesma
– muito da confusão a respeito da chave é devido a falta de tradução do que ela faz. Se vc entender a chave standby como “espera” ou “prontidão”, então passa a fazer mais sentido dentro do processo de se esquentar as válvulas antes de usá-las para amplificação.
Ela é sua aliada. É a segurança que vc tem para que as válvulas trabalhem somente em condições corretas.
– o procedimento da chave stanbdby é bem mais importante nos amplificadores com retificação à diodo, pois a alta tensão é disponibilizada pela fonte de forma imediata. Em amplificadores com válvula retificadora a tensão alta leva um pouco de tempo para ser disponibilizada, pois a própria retificadora atrasa este processo porque ela demora a esquentar, e, portanto, a fornecer a alta tensão logo que se liga o amplificador.

Comments are closed.