We have much to say

Os modelos “RT” na linha Serrano Amps

By Postado em - artigo on novembro 1st, 2018 0 Comments

A sigla “RT” significa “Russian Tubes” é encontrada em alguns amplificadores da linha Serrano Amps.
Na verdade, a maioria das marcas de válvulas de hoje em dia são fabricadas nos países de lingua russa, contudo, estas “Russian Tubes” à que se refere a sigla são válvulas vintage fabricadas em décadas de 60, 70 e 80, na era da “cortina de ferro” pela então União Soviética.
Muitos modelos de válvulas ocidentais foram copiados pelos russos para aproveitamento direto de tecnologia. Muitas desta s válvulas possuem inclusive parâmetros e pinagem idênticas às válvulas americanas, servindo inclusive como reposição direta (sem nenhuma adaptação exigida).
Algumas outras válvulas contudo foram copiadas em seus parâmetros, porém com mudanças de pinagem.
Com a abertura do comércio internacional para os países do oriente, começou nesta década a possibilidade e acesso à estas válvulas russas que ficaram estocadas nestes países por muitos anos sem nenhuma previsão de uso ou venda.
Algumas destas válvulas possuem parâmetros idênticos (porque foram cópias) daquelas usadas em amplificadores para instrumentos.
Citando então a 6P3s e 6P7s, que são válvulas de potência equivalentes às 6L6g e a 6BG6, respctivamente. São de reposição direta com mesmos parâmetros e pinagens.
E citando também a 6N2p, que é idêntica a 12AX7, todavia com uma mínima diferença na pinagem.
Com estas válvulas podemos então produzir amplificadores idênticos à muitos dos anos 50 mantendo inclusive à característica de potência dos mesmos, visto que as válvulas de potência russas mantiveram o mesmo parâmetro das válvulas dos anos 50.
Vale salientar, ainda, que estas válvulas de potência (6P3s) possuindo os parâmetros dos anos 50 (assim como as 6L6g), não podem substituir as mais modernas 5881 ou 6L6GC porque estas possuem parâmetros de trabalho com muito mais potência e maior isolamento para tensões mais altas de trabalho.
Qualquer amplificador para uso das russas vintage tem de ser projetado para isso, ou então ser um original da década de 50 ;-)
Todos modelos Serrano Amps que são “RT” foram projetados para alimentar as válvulas russas respeitando os níveis de tolerância de tensão e corrente destas, para um correto e duradouro trabalho das mesmas!

Duas enormes vantagens aparecem ao se usar estas válvulas de potência:
– binômio “sonoridade/potência” = por serem construídas a partir das 6L6, elas possuem exatamente o mesmo resultado harmônico, ou seja, possuem timbre fiel às 6L6, com a vantagem de serem menos potentes, o que permite a construção de modelos de amplificadores de potência intermediária, entre as 6L6GC super potentes  (45/50w em push-pull) e as pequenas 6V6 (15 à 22w em push-pull)
A média de potência das 6P3s e 6P7s russas, conforme o circuito, poderá variar de 20 à 30w conforme o circuito do estágio de potência.
Sem dúvida que um amplificador de mesma categoria tonal/sonoridade das 6L6GC, mas com menos potência seria um benefício para uma enorme quantidade de músicos que tocam em bares, pubs e pequenos palcos aonde 20 à 30w seria o ideal de potência a ser utilizado.

– preço = custam em média 40% do preço de uma 6L6GC no mercado nacional.
e ainda podem ser compradas diretamente, pelo ebay, chegando a custar perto de 20% do preço de um par de 6L6GC no mercado nacional.
Evidentemente que o menor preço das válvulas acaba beneficiando o preço de venda, e é por isso que um Victory RT de 30w está com mesmo valor de um Centurion 22w, pois a economia em válvulas permitiu migrar o valor para transformadores mais potentes.

6p3s-1-500x500
válvula de potência 6P3s
em verdade, essa é a tradução para o verdadeiro
nome da válvula, que em alfabeto cirílico é: 6П3С

 

em tempo:
quando eu digo que as válvulas russas “mantiveram os parâmetros das antigas 6L6″ é por uma simples razão: a 6L6 é uma válvula que durante os anos 50 foi sofrendo upgrades de potência, e por isso que ela acabou possuindo tantos sufixos para denominar que tipo de 6L6 (parâmetros) ela possuía (6L6, 6L6g, 6L6GA, 6L6WGB, etc, até a 6L6GC)
A grande maioria das outras válvulas, diferentes das 6L6, não sofreu alteração de seus parâmetros.

Comments are closed.